Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- FIQUE LIGADO -

- - -

- Climas do Brasil - - - Imposto de Renda -

- Cerrado Brasileiro - - - Palestina - - - Guerra do Golfo -

- Cartografia - - - Parlamentarismo -

- BRIC - - - Carvão Mineral - - - O que é um golpe de Estado? -

- Terremotos - - - Rosa-dos-Ventos -

Nuvens - - - Estação do Ano -



- Climas do Brasil -

Com grande parte do território situado entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, o Brasil registra seis principais tipos de clima: equatorial, tropical, semiárido, tropical atlântico, tropical de altitude e subtropical.

Tropical é o tipo de clima predominante no território brasileiro.

Características do clima equatorial no Brasil, em Manaus, por exemplo: Chuva abundante e pouca variação de temperatura.

O clima subtropical ocorre ao sul do trópico de Capricórnio, nos seguintes Estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Climograma: um gráfico que mede as chuvas e a temperatura média ao longo do ano.

As cidades brasileiras de clima tropical atlântico, a exemplo, Vitória, no Espírito Santo, estão localizadas no litoral.

-  -


- Imposto de Renda -

O Imposto de Renda incide sobre o rendimento, a partir de uma quantia mínima estabelecida pela Receita Federal do Brasil. Os assalariados com carteira assinada têm o IR descontado no pagamento.

O leão foi escolhido como símbolo da Receita Federal, em 1979, pois é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar, é justo, é leal e é manso, mas não é bobo.

O Imposto de Renda foi instituído no Brasil na Primeira República, em 1922.

O primeiro país a institucionalizar um imposto sobre a renda, em 1798, foi a Inglaterra.

Escritor, jornalista e professor foram as categorias profissionais que ficaram isentas de Imposto de Renda durante 30 anos, de 1934 a 1964.

A malha fina é uma segunda fiscalização da declaração anual do Imposto de Renda, mais rigorosa, quando a Receita encontra problemas nas informações sobre rendimentos.

-


- Cerrado Brasileiro -

Localizado, em sua maior parte, no Planalto Central, o Cerrado Brasileiro vem perdendo cobertura vegetal, pela ação humana. Este ecossistema tem um período de estação seca de cinco a sete meses de duração.

Savana é um ecossistema é similar ao Cerrado.

O Cerrado tem árvores baixas (até vinte metros), arbustos e gramíneas.

O uso de agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas, são fatores que colocam a sobrevivência do Cerrado em risco.

O lagarto teiú, a seriema, a anta e o lobo-guará, são espécies muito comuns no Cerrado.

No Cerrado não encontramos clima tropical de altitude.

-  -


- Palestina -

A Palestina é uma região do Oriente entre o deserto da Síria, o Líbano e o Mediterrâneo. Disputada por judeus e palestinos, é alvo de constantes e violentos conflitos.

No ano de 1947 a ONU aprovou a divisão do território em um Estado judeu e outro árabe; a partilha foi rejeitada por árabes e palestinos.

Aproximadamente, a área do território Palestino é de 6000 km2.

A OLP (Organização para a Libertação da Palestina) foi criada em 1964 para defender a criação de um Estado palestino autônomo. O Estado palestino ainda não está constituído.

Os idiomas mais falados na região são árabe e hebraico.

-  -


- Guerra do Golfo -

Com poucos meses de duração, a chamada primeira Guerra do Golfo provocou dezenas de milhares de mortes, entre civis e militares. O grande poder bélico dos Estados Unidos levou à desocupação do Kuait e ao cessar-fogo em março de 1991.

A invasão do Kwait por tropas iraquianas foi a ação militar que deflagrou a Guerra do Golfo, em agosto de 1990.

Saddam Hussein era Presidente no governo do Iraque, durante a Guerra do Golfo.

Norman Schwarzkopf comandou os ataques dos EUA, aéreos e por terra, na Guerra do Golfo. Essa operação militar ficou conhecida como Tempestade no Deserto.

A queda drástica no preço do barril do petróleo é uma entre as causas da Guerra do Golfo que completou 20 anos em 2010.

34 países formaram uma coalização para atacar o Iraque na Guerra do Golfo. A liderança coube aos EUA.

-  -


- Cartografia -

A cartografia é uma ciência que elabora e estuda mapas ou cartas.

Escala - elemento da cartografia que oferece a dimensão aproximada da área e das distâncias representadas. As escalas podem ser do tipo gráfica ou numérica.

A projeção cartográfica plana é também chamada de Azimutal.

E=1:500.000 - essa representação significa que 1 cm no mapa corresponde a 500.000 cm na realidade.

A distância real entre Rio de Janeiro e Niterói é de 25 km. Em um mapa com escala de 1:500.000, a distância no desenho, a chamada distância gráfica será 5 cm.

Dizemos que o tamanho da escala é inversamente proporcional ao tamanho do denominador, por que, quanto maior o denominador, menores os detalhes da área no mapa.

-  -


- Parlamentarismo -

Em 2010, as eleições no Reino Unido demonstraram como um governo parlamentarista depende diretamente do Legislativo para administrar o país.

No sistema parlamentarista, o cargo de primeiro-ministro equivale a Chefe de Governo.

Em monarquias parlamentaristas, como a Bélgica ou a Noruega, o chefe de Estado é o rei ou a rainha.

O regime parlamentarista de governo surgiu no século 17, na Inglaterra.

O 'voto de desconfiança' no parlamentarismo é o voto do Parlamento para que o atual governo se demita e seja substituído por outro.

Após a proclamação da República, o Brasil teve governo parlamentarista de João Goulart, com Tancredo Neves de primeiro-ministro.

Sinônimo para governo parlamentarista - Governo de gabinete.

-  -


- BRIC -

Os quatro países que formam o BRIC concentram cerca de 40% da população mundial. Eles representam as maiores economias em desenvolvimento, no século 21, em contraponto a países já desenvolvidos.

A sigla BRIC é formada pela inicial dos nomes dos seguintes países: Brasil, Rússia, Índia e China.

Desde 2001 existe a sigla BRIC, ela foi criada pelo analista de mercados Jim O´Neill do grupo Goldman Sachs.

Recursos naturais e mão-de-obra são o que os quatro países do BRIC têm a oferecer para os mercados globais.

As economias emergentes do BRIC somam que porcentagem do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, atualmente cerca de 15%.

-  -


- Carvão Mineral -

Formado na natureza ao longo de milhões de anos, o carvão mineral é fonte energética de grande importância. Poluente e não renovável, oferece riscos à saúde dos trabalhadores das minas de carvão pelo mundo.

A origem geológica do carvão mineral é a transformação química da madeira que, soterrada, gerou depósitos ricos em carbono. Ele é uma rocha sedimentar combustível.

O teor de carbono é o que diferencia as variedades de carvão mineral como turfa, hulha e antracito. O antracito é a variedade que libera mais energia ao ser queimada.

Federação Russa e Estados Unidos são os países que possuem as maiores jazidas de carvão mineral.

O alcatrão - derivado do carvão mineral que é líquido, oleoso e escuro, ele serve de matéria prima para medicamentos, por exemplo.

-  -


- O que é um golpe de Estado? -

No golpe, um governante não eleito pelo povo toma o poder e suspende o processo democrático

No sistema democrático, todos os representantes dos cargos executivos e legislativos são escolhidos pela população por meio do voto. "O golpe de Estado interrompe esse processo, pois assume o poder executivo alguém que não passou pelo crivo do eleitor, não foi eleito democraticamente", explica Andrea Freitas, cientista política e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Para ser considerado golpe de Estado, não necessariamente o governante que assumiu o poder pela força tem de ser militar, como aconteceu no Brasil quando o presidente da República João Goulart foi deposto em março de 1964. Em Honduras, por exemplo, o governante que assumiu no lugar do eleito Manuel Zelaya foi o presidente do Congresso, Roberto Micheletti.

Nem sempre os cidadãos têm suas liberdades restringidas sob um governo resultado de golpe. “No Brasil, a limitação radical nos direitos civis só aconteceu em 1968 com AI-5 (ato institucional número 5)”, diz a pesquisadora. A restrição das liberdades varia conforme o país. Alguns tiveram seus presidentes e ministros exilados e o congresso fechado. Em Honduras, foram suspensos os direitos chamados “constitucionais públicos”, ou seja, a liberdade de expressão, de protestos e a suspensão de veículos jornalísticos que sejam contra o governo atual.

Sob o golpe, nada é garantido. “O ditador pode, simplesmente, fazer o que quiser, suspender ou não qualquer direito, inclusive o direito à propriedade, por exemplo, pois o país fica sob instabilidade jurídica e tudo é possível nas mãos dele”, afirma Andrea. 

Fonte - Nova Escola -

-  -


- Terremotos -

A principal causa para os terremotos é o movimento das placas terrestres, mas existem outras razões, como: erupções vulcânicas e impactos de meteoros.

A média de ocorrência de terremotos na Terra, segundo as pesquisas, são cerca de 8 mil terremotos por dia.

Falha Reversa - é quando as placas terrestres ou tectônicas que estão na litosfera, vão de encontro uma a outra de forma vertical.

As ondas sísmicas L são as principais causadoras de grandes estragos em terremotos.

A partir de 4º graus ou mais na escala Richter, um terremoto pode começar a causar estragos, sendo que o terremoto mais forte já registrado na história, atingiu 9,2 graus.

A escala Mercalli mede o tamanho dos estragos de um terremoto.

Fluido MR - forma descoberta para criar amortecedores em construções que ajudam a diminuir os impactos de um terremoto.

No Brasil há poucos casos de terremotos graves porque o país está no centro de uma placa tectônica. 

-  -

- Rosa-dos-Ventos -

A rosa-dos-ventos é um diagrama cheio de pontas que mostra as direções Norte, Sul, Leste, Oeste e suas várias divisões. Está nas bússolas e nos mapas. Na meteorologia, ela ajuda a medir a rota dos ventos.

Pontos Cardeais - Norte, Sul, Leste e Oeste.

Pontos Colaterais - Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste.

Pontos Subcolaterais - Nor-nordeste, Lés-nordeste, Lés-sudeste, Su-sudeste, Su-sudoeste, Oés-sudoeste, Oés-noroeste e Nor-noroeste.

A letra "E" simboliza o Oriental Nascente na rosa-dos-ventos.

No mapa do Brasil, usando a orientação da rosa-dos-ventos, o Paraná fica ao norte de Santa Catarina.

O Meridiano de Greenwich é a linha vertical que divide a Terra nos hemisférios oriental (E) e ocidental (W).
 
-  -

- Nuvens -

As nuvens são importantes não só porque fazem chover e estabilizam o clima.

Em função do local onde as nuvens são formadas na atmosfera elas podem ser classificas em nuvens de baixo nível, alto nível e nível médio.

Os quatro principais tipos de nuvens são: cirros, estratos, nimbos e cúmulos.

Cirros significa “cachos de cabelos”. Essas nuvens são finas e com filamentos espetados.

Nimbo significa “chuva” ou “nuvem chuvosa”. Este tipo de nuvem tem grande probabilidade de gerar precipitação.

As nuvens são, em essência, imensas coleções de pequenas gotículas de água e de moléculas de água cristalizadas. As diferentes formas, texturas e outros traços das nuvens dependem em larga medida das condições sob as quais se formam e posteriormente desenvolvem.

A mais fascinante das nuvens raras é provavelmente a nuvem Noctilucente, ou nuvem polar mesosférica (este último termo se aplica para quem as vê do espaço). A palavra “noctilucente” vem de “noite” e “luz”, e de fato só se pode vislumbrar uma dessas raras nuvens ao crepúsculo, quando elas exibem um intenso brilho azulado nas porções superiores de nossa atmosfera. 

Uma noite chuvosa é mais quente que uma noite sem nuvens, porque as nuvens têm um efeito atenuante. As nuvens absorvem parcialmente o calor que tenta escapar (como o calor liberado à noite, quando o chão se esfria), e irradiam parte desse calor de volta à superfície da Terra.

Os estrato-cúmulos são nuvens de baixo nível e são encontrados a altitudes de menos de dois quilômetros. Eles são baixos e disformes, em geral apresentando lacunas frequentes que permitem a passagem da luz do sol ou da lua.

A chuva gélida pode ocorrer em pontos nos quais há colisão entre frentes quentes e frentes frias. Um floco de neve pode cair em ar frio mas depois derreter ao passar por ar mais quente. Enquanto continua a cair, e pouco antes de atingir a superfície, o floco de neve passa por uma camada de ar frio e se super-refrigera.

As nuvens capuz são exemplos de nuvens raras encontradas no topo das montanhas.

- Topo -

Estação do Ano

Nos países do hemisfério Sul, o verão começa oficialmente em 21 de dezembro. Antes desta data, fortes nevascas já atingiam o hemisfério Norte, no final do outono.

Os equinócios são de primavera ou de outono.

Entre o Sol e a Terra no início oficial do verão, no hemisfério Sul - temos os raios solares que incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio da Terra.

Em 21 de dezembro, quando começa o verão no Brasil, a noite é a mais curta do ano. 

Simultâneo ao solstício de verão, no hemisfério Sul, ocorre no hemisfério Norte, o solstício de inverno.

Sol da meia-noite - É uma espécie de dia sem fim, ou noite fartamente iluminada, ocorre nas proximidades dos polos Sul e Norte, durante o verão.

A alta umidade e o ar quente, que se eleva rapidamente, em geral, são condições do verão que contribuem para a existência de tempestades.

- Topo -

- Página Inicial - - - Geografia -






















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito