Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- DESTAQUES 2010 -

- - -

- 3º Prêmio Zumbi dos Palmares -

- Educandos Destaques -

- Mostra de Trabalhos da Cultura Afro -

- Festa Fantasia e Show de Talentos -

- Alunos do Mitre são Premiados no VIII concurso Arte Sem Cigarro é um Show -

- Arraiá do Mitre - - - Mutirão das Carteiras -

- Turmas Destaques, 7ª A e 7ª B - - - Aniversariantes -

- - - Queimadas em Áreas Urbanas - - - Aluno Integrado - - -

- - - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - - -

- - - Jogos Colegiais - Mitre na Fase Final do Judo - - -

- - - Dia das Mães - - - Visita de Robert K. Walker - - -

- - - Semana Cultural - - -

- - - Dia Internacional da Mulher - - -



- 3º Prêmio Zumbi dos Palmares -

O Movimento Quilombo Livre de Foz do Iguaçu realizou no dia 27 de novembro a entrega da premiação do 3º Prêmio Zumbi dos Palmares aos cidadãos que trabalham e representam as manifestações do negro na sociedade. "O movimento existe para exaltar os negros que são destaque na sociedade iguaçuense e que não ficam só no passado lamentando os acontecimentos ruins, mas lutam para mudar a imagem do negro", afirma o artista plástico e relações públicas do movimento Quilombo Livre, Francisco Insfran Ruivo.

A premiação foi definida através de voto popular. De 13 de maio a cerca de uma semana após o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), uma urna foi disponibilizada para realizar esse levantamento. Neste ano, a urna esteve na Casa do Teatro e a votação foi encerrada no dia 25 de novembro, com 193 votos.

Foram agraciados com troféu: Professor Aristóteles Silveira (colaborador no Centro de Sócio Educação/CENSE), Luisinho do Cavaco (compõe samba enredos em escola de samba no Porto Meira), Professor Reginaldo da Silva (colaborador no Núcleo Regional de Ensino de Foz do Iguaçu), Wellington (arquiteto e professor) e Professora Aparecida (recém aposentada que atuou muitos anos no magistério na Escola Bartolomeu Mitre).

Além dos cidadãos eleitos como destaque na comunidade negra iguaçuense, foram premiadas três crianças através de um dos destaques da edição, o concurso de desenhos. A proposta era criar um desenho refletindo a pergunta “Como você vê o negro na sociedade?”. O desenho eleito vencedor foi escolhido para ilustrar a sestatuetas do prêmio, esculpidas por Francisco Insfran Ruivo.

A vencedora foi à aluna Daniele Da Silva Dilli, do 7º ano (antiga sexta série) do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra, de Santa Terezinha de Itaipu. “Desenhei uma negra baiana. Todo mundo fala que eu desenho bem, já eu não acho. Desenho só de vez em quando”, disse a campeã.

Para este concurso, puderam se inscrever crianças da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu e região. Foram 50 desenhos inscritos das cidades de Foz do Iguaçu, Missal e Santa Terezinha. Todos os alunos que se inscreveram com um desenho receberam uma medalha.

O CE Bartolomeu Mitreu participou com 16 desenhos, ambos do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série), com coordenação da Prof. Ivanilda do Nascimento, e para a entrega das medalhas, tivemos a honra de recebermos em nosso Colégio o UltraMaratonista Robson Douglas, confira os medalhistas do Mitre:

Ana Carolina, Angelo Nath, Daniela Pereira, Daniele Lino, Fabio Luiz, Felipe Guedes, Indianara de Oliveira, Jessica Ferreira, Jocelaine Rodrigues, Ketlen Nayara, Larissa Farias, Mário Felipe, Mirna Santacruz, Pamela Inácio, Paula Jaqueline e Silimar Santana.

- Clique na imagem para acessar o álbum de fotos -



-  -


- Educandos Destaques -

"A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar".

Henry Peter

- clique na imagem para acessar as fotos dos destaques -

- Destaques da XIII Olimpíada de Astronomia e Astronáutica -

 

- - -

- Detaques do 2º, 3º e 4º Bimestre -



- Destaques do 1º Bimestre -



-  -


- Mostra de Trabalhos da Cultura Afro -

No dia 10 de novembro de 2010 realizou-se no CE Bartolomeu Mitre a "Mostra de Trabalhos sobre a Cultura Afro" em comemoração ao dia da Consciência Negra que é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Período Matutino



Período Vespertino



 -  -


- Festa Fantasia e Show de Talentos -

Mais uma vez nossos educadores e educandos dão show, confira as fantasias:



-  -


- Alunos do Mitre são Premiados no VIII concurso Arte Sem Cigarro é um Show -

O VIII concurso "Arte Sem Cigarro é um Show" tem como o objetivo levar os participantes à discussão, pesquisa, socialização a cerca do combate ao fumo. Os participantes são estimulados a pesquisar sobre o assunto, como por exemplo, os efeitos da nicotina no organismo. Resgatam a perda de familiares em função do cigarro, e diversas questões relativas ao tema vão surgindo, à medida que realizam debates.

O Concurso envolveu alunos do ensino Especial e de 1ª. série, com trabalhos de desenho; Da 2º. e 3º. Séries, com produção de texto; Da 4ª. à 7ª. séries, também com texto; da 8ª. série com paródias. O ensino Médio com teatro; o ensino Superior com fotografia. Os acadêmicos de Jornalismo e Propaganda que produziram a melhor logomarca, slogan e planejamento de mídia. Alfabetização de jovens e adultos com poesia; ambulatórios de tabagismo, comunidades terapêuticas, detentos e guardas mirins, na categoria desenho.

Nossos alunos, Isaque Pereira,  Luan da Silva e Wesley Ribeiro, ambos da 5ª série B, conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente na categoria Produção de Texto.



  



Premiação

Categoria 1 - Desenho - 1º. Ano:
1º. Lugar: Felipe Werber da Silva;

Categoria 2 – Desenho 2ª. e 3ª. séries
1º. Lugar: Gilberto José Arruda Gomes;

Categoria 3 – Texto 3ª. e 4ª. séries
1º. Lugar: Gabriel Pereira de Freitas;

Categoria 4 – Textos 5ª. e 6ª. séries:
1º. Lugar: Isaque Pereira dos Santos; 
2º. Lugar: Luan da Silva Veloso;
3º. Lugar: Wesley Ribeiro;

Categoria 6 – Teatro: “Fumar mata até os Mortos”
Grupo: Daniel Gonzáles, Diego Miguel, João Pedro e Lucas Emanuel Ludke;

Categoria 10 – Desenho – Ambulatório de Tabagismo:
1º. Lugar: Clóvis Fogaça;

Categoria 8 – Logomarca, mídia gráfica, vídeo clip:
Melhor Logomarca: acadêmica: Simone Oliveira
Melhor Slogan – “Respire essa Atitude”: acadêmica: Simone de Oliveira
Melhor Mídia Gráfica – “Não deixe que esta bomba estoure – Pare de Fumar”: acadêmico: Rafael Araújo Rodrigues;
Melhor Vídeo Clip: “Arte sem Fumar é um Show”
Acadêmicas: Andressa Teixeira, Marcus Paulo e Denise Merchur.

-  -


- Festa Julina -

No dia 16 de Julho de 2010 realizou-se o Arraiá do CE Bartolomeu Mitre. Pessoas muito animadas fizeram a festa.

- Acesse as fotos do dia clicando sobre a imagem -



-  -


- Mutirão das Carteiras -

O projeto "Mutirão das Carteiras" é realizado desde 2000, uma iniciativa do CE Bartolomeu Mitre, onde Educandos e Educadores deixam a sala de aula para recuperar as carteiras, que com o passar do tempo sofrem danos. Primeiramente as carteiras são lixadas, e posteriormente envernizadas.

A recuperação do patrimônio público na Escola instiga a responsabilidade social do indivíduo, mostrando o respeito que alunos e educadores tem pelo ambiente escolar.

 Parabéns a todos que participaram do Mutirão 2010.

- Acesse as fotos do dia clicando sobre a imagem -



-


- Turmas Destaques -

Parabéns 7ª A e 7ª B

Pelo desempenho e dedicação, a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, 7ª A, conquistou o título de turma Destaque do segundo Bimestre, seguida da 7ª B. Pela conquista, as turmas participaram da tarde do Cinema, com direito a pipoca e refrigerante.

Mostrar quem é a turma destaque é uma iniciativa do Conselho de Classe, com objetivo de instigar todos os educandos a buscarem o conhecimento propicio para a vida.

- Acesse as fotos das turmas clicando sobre a imagem -



-  -


- Aniversariantes -

"Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé."
( George Sand )

Parabenizamos nossos colegas de trabalho, muitas Felicidades e muitos anos de Vida a todos.

- Acesse as fotos dos aniversários clicando sobre as imagens -

"Aniversariantes de Junho"



Regina, Karla e Clélia


Parabenizamos nossas colegas de trabalho, muitas Felicidades e muitos anos de Vida.

- Acesse as fotos dos aniversários clicando sobre a imagem -





- Vídeos -





-  -


- Queimadas em Áreas Urbanas -

Palestra com Cabo Bernardes 

A convite do Professor Marcos Beato (Geografia), o Cabo Bernardes do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, veio ao CE Bartolomeu Mitre no dia 09 de junho, palestrar aos educandos do Ensino Médio sobre as Queimadas em Áreas Urbanas, com o objetivo da conscientização da comunidade escolar quanto ao ato de provocar queimadas.

Os incêndios são uma das maiores ameaças à natureza. Só no Paraná, cerca de 30. 000 hectares de área verde são destruídos pelas chamas por ano. O ser humano é, direta ou indiretamente, responsável quase que pela totalidade desses incêndios.

Os incêndios são uma das maiores ameaças à natureza. Quase sempre causados pelo homem, criminosamente ou por descuido, além de destruir a vegetação natural e a fauna silvestre, danificam o solo causando a erosão.

É no Outono e Inverno que a vegetação fica seca e vulnerável aos incêndios florestais devido às geadas e ao Período de estiagem. Todos devem ficar vigilantes durante esta fase. Bitucas de cigarro, fogueiras, balões, queima de lixo e o fogo intencional são as principais causas desses incêndios.

Como proceder em caso de incêndios florestais:

- Ligue para o Corpo de Bombeiros ou para o Bombeiro Comunitário pelos telefones 193 e 199;
- Enxadas, pás, abafadores e extintores costais são importantes instrumentos de combate;
- Se for utilizar o contra-fogo tome cuidado. Esta prática é muito perigosa e pode agravar a situação devendo ser adotada com a ajuda de pessoal especializado.

Preserve o verde que nos resta que é essencial para a vida.

O Cabo Bernardes também enfatizou que além de conscientização, devemos também sermos multiplicadores neste assunto para que não perdemos em qualidade de vida.

- Confira as fotos do dia clicando sobre a imagem abaixo -



-  -


- Aluno Integrado -

Aos nove dias do mês de junho a professora Landamir Terezinha labes da Coordenação Regional de Tecnologia da Educação (CRTE) do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu ministrou a aula presencial do projeto Proinfo/Aluno Integrado. Ao todo são 29 alunos participantes do CE Bartolomeu.

O programa Proinfo Integrado tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Este curso terá um total de 180 horas com certificação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

- Confira as fotos do dia clicando sobre a imagem abaixo -



-  -


- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica -

O CE Bartolomeu Mitre participou da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA foi realizada no dia 14 de maio, simultaneamente em todas as escolas previamente cadastradas.

Em nosso colégio houve anteriormente a prova, uma aula de conhecimento com o geógrafo especializado em astronomia Janer Vilaça, que é o coordenador do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O Polo Astronômico é um dos pouco complexos no mundo a reunir, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico.

O Planetário, com capacidade para atender até 73 pessoas por sessão, permiti aos visitantes contemplar um céu virtual, projetado numa cúpula de 11 metros de diâmetro e 8 metros de altura. Essa projeção simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta e o céu projetado pode ser do passado, do presente ou do futuro.

Já no observatório, que possui uma cúpula de 6 metros de diâmetro, os visitantes podem observar, por meio de telescópios potentes e com excelente poder de resolução, a Lua, os planetas e aglomerados estelares e algumas galáxias.

Além da aula de conhecimento, nossos alunos visitaram o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

- acesse as fotos clicando sobre a imagem abaixo -



-  -


- Jogos Colegiais - Mitre na Fase Final do Judo -

O CE Bartolomeu Mitre teve representantes na fase final dos Jogos Colegiais 2010. Os alunos Vitorio, Leticia e Dario, estiveram entre os dias 22 e 24 de maio em Maringá na fase final do Judo.

- clique na imagem para ampliá-la -



-  -


- Dia das Mães -

Para comemorar o dia das Mães e homenagear as Mães que trabalham no CE Bartolomeu Mitre, desfrutamos de um delicioso café, que por sua vez fora realizado nos três intervalos do dia 07 de maio.

Todas as Mães receberam uma lembrança do Mitre, uma mensagem do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu e ainda contamos com sorteio de presentes trazidos por alguns colegas de trabalho.

Queremos agradecer a APMF que ajudou na compra dos quitutes e claro a Prof. Mãe Liandra Mara pela dedicação e empenho na organização da festa.

Mãe é vida, mãe é amor, mãe é fortaleza, é sensibilidade, por mais que tentamos, nunca conseguiremos dar todos os adjetivos que uma mãe deve receber no dia de hoje.

Ser mãe, é poder ter o maior dom que Deus pode dar, que é o de gerar vidas.

Parabéns por ser diferente, por ser essa pessoa maravilhosa, por ser o motivo de orgulho dos seus filhos.

E para nós do CE Bartolomeu Mitre é uma honra, é um privilégio muito grande, contar com a amizade, amor e dedicação das Mães Profissionais da Educação.


- acesse as fotos clicando sobre a imagem abaixo -



-  -


- Visita de Robert K. Walker -

Consultor da Unesco visita nosso colégio

A Coordenação Regional de Tecnologia na Educação (CRTE) de Foz do Iguaçu, representada pela Sra. Maria Izabel Quevedo Martins e o Sr. Eduardo Lopes Silva, juntamente com a representante do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), Sra. Neuza M. B. O. Antunes, trouxeram ao CE Bartolomeu Mitre, no dia 07 de maio, a visita ilustre do consultor da Unesco, Sr. Robert K. Walker.

Walker e os colegas da CRTE e NTM, foram recepcionados pelo Agente Educacional Alex Ornold, funcionário responsável pelo Laboratório de Informática da Escola, que falou sobre o uso do laboratorio de informatica pelos professores e educandos e também apresentou o ambiente do Portal institucional do colégio e a sua utilidade como ferramenta pedagogica.

Walker ainda conversou com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série), e alguns professores e pedagogos da Escola.

O Sr Robert K. Walker, além de consultor da Unesco, também é assessor da Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação, que coordena o ProInfo, programa de incentivo ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nas escolas da rede pública. No Paraná, o programa é uma parceria do governo federal com as secretarias Estadual e municipais da Educação.

- acesse as fotos clicando sobre a imagem abaixo -



-  -


- Semana Cultural -

Entre os dias 19 e 23 de abril, se realizou no CE Bartolomeu Mitre a Semana Cultural, com gincana, jogos e muita diversão para nossos Professores e Educandos. Tivemos a presença da Banda da Guarda Mirim, e aqui fica nosso muito obrigado pelo show.

Variadas modalidades fizeram a agitação de nossos alunos, entre elas, podemos citar, xadrez, tênis de mesa, dominó e futsal.

Em paralelo a Semana Cultural houve a realização da Gincana da Qualidade de Vida e Meio Ambiente para o período vespertino, com a coordenação das professoras Fabíola (Ed. Física), Maria Elisa (Matemática), Evanir (Geografia), Elizete (Ciências) e Marinês (Geografia). Ao final da Gincana a 6ª B se consagrou como a Campeã, assim conquistando um passeio as Cataratas do Iguaçu. Deixamos nosso obrigado a essas professoras pelo empenho e dedicação ao ensino de uma vida mais saudável e de convivência com o meio ambiente.

- acesse as fotos do evento -

- PDF -

- POWERPOINT 2010 -

-  - 

- Dia Internacional da Mulher -

- acesse as fotos do dia - clicando sobre as fotos -

Noturno


Diurno


Acesse também

- - Mulheres Possíveis - -

- - Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? - -

-  -

- Página Inicial - - - Destaques -





















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito