Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- UM NOVO CAMINHO PARA A GESTÃO EDUCACIONAL -

por Vanessa Malhone

- - -

Nos dias de hoje, há uma crescente expectativa sobre os Gestores Escolares no que se refere à sua capacidade de conciliar as demandas burocráticas e as pedagógicas, visando à garantia do aprendizado. Tais expectativas são evidenciadas, na prática, por meio da gestão do espaço, dos recursos financeiros, das atribuições legais e da interatividade com a comunidade escolar – alunos, funcionários, professores e pais de alunos.

Com isso, o gestor sente-se sobrecarregado e desmotivado com tamanha carga de responsabilidade sob sua supervisão, o que o leva muitas vezes a imaginar que não há esperanças de resultados significativos para uma Educação de Qualidade.
Porém, apesar de o gestor ser a figura central para a melhoria do processo educacional, ele não está sozinho nesta empreitada. Cabe a ele o direcionamento competente de habilidades e a identificação de talentos dentro de sua equipe para uma gestão mais democrática e eficiente, onde a responsabilidade é compartilhada por todos.

Para um bom gerenciamento escolar, muito mais que recursos financeiros, é fundamental que sua administração seja reflexiva e humana, com uma visão sistêmica da realidade de sua instituição.

Estudos mostram que o investimento voltado à formação dos Gestores da Educação aumenta, em muito, o desempenho escolar dos alunos e os resultados positivos em provas e avaliações do MEC. O bom gerenciamento dos recursos recebidos gera mais frutos do que a simples quantidade de dinheiro investida nas escolas.

Concluímos, assim, que o Gestor Educacional, por meio de novas práticas e experiências gerenciais, precisa ter em suas mãos a capacidade e a coragem de enfrentar as mudanças em prol de uma educação de qualidade, administrando com muita competência os recursos financeiros e materiais, os obstáculos, os conflitos pessoais.

- - - 

Vanessa Malhone

Pedagoga, pós-graduada em administração e consultora pedagógica do programa Qualificação de Gestores, da Vitae Futurekids.

vanessa@fk1.com.br



- Página Inicial - - - Textos Educacionais -






















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito