Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- ENEM -
Exame Nacional do Ensino Médio

- - -

por Alex Ornold

- - -

- Enem 2010 - - - Enem 2009 -

- Provas e Soluções -

- Sisu - - ProUni -

- Notas máximas e mínimas do Enem 2009 -

- Médias Gerais e Ranking -


- Enem 2010 -

Cerca de 3,3 milhões de candidatos compareceram às provas do Enem, o percentual de abstenção no segundo dia de prova, ficou em 29,2%, enquanto no dia anterior foi de 26,7%. Estavam inscritos no exame 4.611.441 de pessoas.

O candidato que realizou as provas pode concorrer a uma das 83 mil vagas em universidades públicas, além do Programa Universidade Para Todos (Prouni) que, em média, tem oferecido 100 mil bolsas a cada processo seletivo.

Cinquenta e nove universidades federais vão utilizar a nota do Enem 2010 em seus processos seletivos. Em 35 instituições o Enem será a única forma de seleção em substituição ao vestibular tradicional, seja para todos os cursos ou para parte das vagas.

- Confira quem aderiu - clique aqui -

O número de inscritos de 2010 é o maior desde que o exame foi criado em 1998. O recorde anterior tinha sido registrado em 2009, quando a prova passou a ser utilizada nos processos seletivos das universidades federais. Cerca de 4,2 milhões inscritos, mas a abstenção foi superior a 40%.

O estado com mais candidatos inscritos é São Paulo: 827.818. Em seguida vêm Minas Gerais (538 mil), a Bahia (428 mil), o Rio de Janeiro (314 mil), Rio Grande do Sul (295 mil), Paraná (228,4 mil), Pernambuco (228 mil) e o Ceará (208 mil). O Sudeste e o Nordeste concentram quase 70% dos participantes.

Segundo os dados do Ministério da Educação (MEC), a faixa etária dos participantes é variada. Cerca de 70 mil têm menos de 16 anos e mais de 1 milhão têm entre 16 e 17 anos. Pouco mais de meio milhão têm 18 anos, 394 mil têm 19 anos e 304 mil têm 20 anos. Os candidatos entre 21 e 30 anos somam 1,5 milhão e os maiores de 30 são 691 mil.

A maioria dos candidatos - cerca de 2,7 milhões - já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Outros 1,3 milhão estão atualmente cursando o último ano da etapa – desses, 1,1 milhão são de escola pública. Pouco mais de 500 mil só concluirão a etapa depois de 2010 e participam do Enem como treineiros.

As provas terão a mesma estrutura de 2009. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Encceja, agora, é usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental. A pontuação mínima exigida para a certificação é de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação.

Como estabelece o edital retificado, publicado no Diário Oficial da União do dia 22 de junho de 2010, o candidato à obtenção do certificado de conclusão não precisa ter frequentado a escola regular nem a educação de jovens e adultos. A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova.

O Enem também será aplicado em unidades prisionais, mas em data diferente, como ocorreu na edição passada. Participarão das provas as unidades que oferecem atendimento educacional. As inscrições serão feitas por meio do coordenador de educação de cada presídio.

- - -

Para se preparar

Com o objetivo de preparar melhor os candidatos para o Enem e outros concursos, o CE Bartolomeu Mitre dispõe da página "Banco de Questões" onde se encontra variadas provas com seus respectivos gabaritos, direcionados aos exames.

-  -

- Enem 2009 -

Cerca de 40%, dos 4.147.527 candidatos que se inscreveram para o Enem 2009 não compareceram para realização da 12ª edição do exame. Em alguns locais de provas, dos 9.490, espalhados por 1.810 municípios, o índice de desistência ultrapassou a casa dos 50%. No CE Bartolomeu Mitre em Foz do Iguaçu-PR, dos 356 inscritos, apenas 143 realizaram o exame.

De acordo com o Inep, dos 2,4 milhões de candidatos que participaram do Enem 2009, 37% dos candidatos declararam estar concluindo o ensino médio no mesmo ano e 56% informaram que havia concluído o ensino médio em anos anteriores.

Médias e Números

CE Bartolomeu Mitre melhora seu desempenho, mas fica distante das escolas top do Enem. Da colocação 12567 (2008), nosso colégio passa para 11392 no ranking nacional. No ranking estadual subimos 5 posições, de 834 fomos para 829.

A rede pública de ensino do Brasil tem apenas duas escolas entre as 20 melhores do país no Enem 2009. Entre as 20 escolas com as piores médias, 19 são estaduais e uma é municipal. A situação também é dramática quando se avalia quem é quem entre as mil melhores escolas do país. Na relação, aparecem apenas 26 escolas estaduais, duas municipais e 85 federais. Há um predomínio absoluto das escolas privadas entre as melhores: 887 são particulares. As redes estaduais de ensino médio respondem por 85,9% das matrículas no país e recebem 7,16 milhões de estudantes, do total de 8,33 milhões no país. As escolas privadas têm 973 mil alunos (11,6%).

As escolas públicas bem colocadas são o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, no 7º lugar, e o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-Uerj), que funciona na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ficou na 17ª posição.

O Colégio Vértice, em São Paulo, foi o melhor colocado, com a média geral 749,70 pontos, incluindo a prova objetiva e a redação, feita pelos estudantes do último ano do ensino médio. No ano passado, a escola, que é particular, ficou na 10ª colocação.

No lado oposto da lista, está a escola Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, Santo Antônio de Içá, no Amazonas, que, com 249,25 pontos de média, ficou com a pior colocação do ranking do Enem.

O Enem 2009 é o primeiro com o novo formato, de 180 questões, e com uma nova metodologia de cálculo, que permite a comparação ao longo do tempo. Em 2008, a prova tinha 63 questões e uma redação.

Baseado no modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o novo exame avalia a proficiência do candidato minimizando o grau de acertos por sorte e apontando habilidades e deficiências. Um aluno que teve menor pontuação do que outro pode apresentar resultado melhor, se os acertos se concentrarem nas questões que tiverem maior peso.

Segundo o Inep, 500 pontos é a média de todos os participantes do exame regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio regular em 2009. Os dados do Enem, mostram que 64% das escolas da rede pública ficaram acima dessa média. Sendo que 62,7% fizeram entre 500 e 600 pontos e 1,3% fizeram mais que 600 pontos.

Na rede particular, 98% das escolas ficaram acima da média. Sendo que 48,74% fizeram entre 500 e 600 pontos e 48,44% tiveram mais que 600 pontos.

O número de escolas de ensino médio regular com alunos que participaram do Enem aumentou de 24.253 em 2008 para 25.484 em 2009. Entre as 27.306 escolas que constam no Censo Escolar 2009 que oferecem o ensino médio regular, 93% tiveram alunos concluintes participando do exame.

- Ranking Paraná - - - Ranking Brasil -


-  -

- Sistema de Seleção Unificada - SiSU -

O Sisu entrou em vigor em 2010, com o resultado do Enem, os candidatos poderam se inscrever a uma das vagas oferecidas pelas instituições públicas que adotaram o exame no lugar do vestibular.

Como Funciona

A cada etapa, o candidato poderá inscrever-se em uma opção de curso e instituição e o sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte. Em 2010 foram 03 etapas e um total de 47,9 mil vagas.

O interessante é que o candidato pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou instituição.

SISU para vagas de 2011

As universidades federais que utilizarão o Sisu como uma das formas de seleção aumentaram de 24 para 39 (crescimento de 62,5%) neste ano, aponta balanço do MEC (Ministério da Educação). Além das universidades federais, os 38 institutos federais (antigas Cefets) aderiram ao Enem.

Relação das Universidades

- Enem como fase única - Sisu:

Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Federal de São João Del Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal Tecnológica do Paraná
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Pernambuco 

- Enem como fase única - Fora do Sisu:

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unilab)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Universidade Federal do Amapá

- Enem como complementação da nota:

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

- Enem como primeira fase: 

Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
- Enem para vagas remanescentes:
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal de Sergipe

Maiores Informações no sítio - sisu.mec.gov.br 

-  -

- ProUni -

O Programa Universidade para Todos (ProUni), oferece para 2010, um total de 165 mil bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior, em todo o pais.

Em 2009 o Ministério da Educação (MEC) distribuiu 160 mil bolsas integrais e parciais em 1.400 instituições de ensino e registrou mais de 600 mil inscrições. Desde a sua criação em 2005, o ProUni já atendeu a 600 mil estudantes.

Para conseguir uma bolsa do ProUni, o candidato deve ter prestado o Enem-2009, obtido a nota mínima de 400 pontos e comprovar renda familiar per capita máxima de três salários mínimos para bolsas parciais e um salário mínimo e meio para bolsas integrais.

Maiores informações no sítio - siteprouni.mec.gov.br

-  -

- Notas máximas e mínimas do Enem 2009 -

Com essa escala de notas máximas e mínimas divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), os estudantes sabem se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.

O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes, exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores. A média do desempenho na redação foi de 601,5.

Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas. 

Na escala construída para o Enem, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova. Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média. 

Escala

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados.

Ciências da Natureza, as notas variam entre 263,3 e 903,2. 

Ciências Humanas - as notas variam entre 300,0 e 887,0.

Linguagens e Códigos - as médias ficam entre 224,3 e 835,6. 

Matemática - as notas vão de 345,9 a 985,1. 

Fonte - Inep -

-  -

- Médias Gerais -

Enem 2009

Bartolomeu Mitre - 514,66

Colocações

Bartolomeu Mitre - 11392º

- Ranking do Paraná - - - Ranking do Brasil -

- - -

Enem 2008

Bartolomeu Mitre - 46,62

Brasil - 49,45
Região Sul - 50,86
Paraná - 49,46

Colocações

Bartolomeu Mitre - 12567º

Ranking do Paraná  - - - Ranking do Brasil

- - -
Fonte - Inep - enem.inep.gov.br -

-  -
- Página Inicial - - - Nossa Escola -





















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito