Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- Prof. Fabíola Araújo Alves -

- - -

- Qualidade de Vida e Meio Ambiente -

- Incentivando a Aprendizagem -




- Qualidade de Vida e Meio Ambiente -

Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar onde deixou-se de consumir alimentos naturais para consumir alimentos com conservante, agrotóxicos e corantes. Visando oportunizar novos conhecimentos aos educandos sobre Alimentação Saudável, Primeiros Socorros e Correção Postural- RPG –Reeducação Postural Global, criou-se o Projeto Qualidade de Vida e Meio Ambiente, que visa incentivar os alunos a manutenção da saúde.

Além da profª. Fabíola Araújo (Educação Física) coordenadora do projeto, temos a participação interdisciplinar das professoras: Elizete (Ciências), Marinês (Geografia), Evanir (Geografia) e Maria Elisa (Matemática).

O objetivo do projeto é compreender conceitos e procedimentos básicos sobre os conteúdos relacionados à manutenção da saúde, através de palestras e práticas realizadas pelos profissionais da área de nutrição, fisioterapia e bombeiro (PM), que evidenciaram os seguintes conteúdos: alimentação equilibrada, pirâmide alimentar, correção postural, dor cervical, dor lombar, hérnia de disco, escoliose, cifose, fraturas, queimaduras, entorses, contusões, epistaxe, luxação, ressuscitação cardio-pulmonar.

Com este trabalho esperamos mudanças de comportamento nas questões ligadas a manutenção da saúde, colocando em prática o aprendizado durante as aulas e palestras.

Para realizar tal Projeto com tamanho sucesso contamos com o apoio fundamental da Direção e Equipe Pedagógica. Queremos deixar nosso obrigado a essas professoras pelo empenho e dedicação ao ensino de uma vida mais saudável e de convivência com o meio ambiente.

- Alterações Posturais na Idade Escolar -

O professor fisioterapeuta Leandro Ivankio, fez uma palestra sobre as "Alterações Posturais na Idade Escolar", para alunos do ensino fundamental da nossa escola. A palestra se desenvolveu em três momentos. O primeiro para as turmas: 6ª B e 6ª E; em seguida para as turmas: 6ª D e 7ª B e o terceiro para as turmas: 5ª C, 6ª C e 7ª A.

Ivankio comentou sobre a importância de uma boa postura, sobre a postura das crianças e como ter uma postura correta em sala de aula. Ressaltou também sobre as mochilas que são consideradas grandes vilãs dos problemas de coluna em estudantes.

Vilãs, pois os educandos necessitam levar à escola vários itens dentro da mochila, o que causa grande concentração de peso nas costas. O excesso de peso pode causar uma série de problemas, como dores, desenvolvimento incorreto da postura, desvio na coluna, escoliose, hiperlordose, hipercifose, pinçamento de nervo, hérnia de disco e outros. O ideal é cada indivíduo corregar apenas 10% do seu peso, destacou Ivankio.

- clique sobre a imagem e acesse as fotos da palestra -



- Passeio nas Cataratas -

Moramos numa cidade onde se encontram alguns dos pontos turísticos mais belos do mundo. O mundo vem até aqui conhecer nossas belezas naturais. Paradoxalmente muitos de nossos alunos não conhecem, por exemplo, o Parque Nacional do Iguaçu onde se encontram as Cataratas do Iguaçu.

Visando mudar esta realidade e oportunizar aos alunos do 7ºs anos (antigas 6ªs séries) do Ensino Fundamental a conhecer o PNI,  realizou-se em paralelo a Semana Cultural de 2010 a Gincana da Qualidade de Vida e Meio Ambiente. A turma vencedora, 6ª B, agraciou como prêmio, a visita ao PNI.

- clique sobre as imagens e acesse as fotos do passeio -

- parte 01 -



- parte 02 -



-  -


- Incentivando a Aprendizagem -

Com o intuito de incentivar e criar em nossos alunos o gosto pelo conhecimento e aprendizado das atividades propostas, a profª. Fabíola Araújo com auxílio das professoras Elizete, Marinês, Evanir , Maria Elisa, além da Direção e Equipe Pedagógica, colocaram em prática um novo Projeto no 7ºs anos (antigas 6ªs séries) do Ensino Fundamental: "Incentivando a Aprendizagem".

Este projeto visa bonificar aqueles alunos dedicados que se destacam em sala de aula. Durante cada bimestre os alunos que conseguirem em seus trabalhos e provas as notas máximas ganharão um bônus, uma espécie de dinheiro da escola, a MITRECA, que será trocado no final do bimestre por material escolar e outros brindes. Esta foi uma maneira legal de incentivar os alunos valorizando o conteúdo de cada disciplina.

-  -


- Página Inicial - - - Projetos -




















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito