Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- ARTE: Sites e Revistas Virtuais -

- - -

- Imagens USP -

A Universidade de São Paulo (USP) dispõem do site "Imagens USP", que reúne e disponibiliza ao público imagens feitas por fotógrafos de toda a instituição.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, o site conta com cerca de 4 mil arquivos e funcionará como um banco de imagens que será alimentado pelos próprios fotógrafos, com fotos de professores, prédios, pesquisas, exposições e eventos culturais, entre outros. 

A iniciativa do projeto, que envolveu programadores, designers e outros funcionários da CCS, tem por objetivo atender a demanda da imprensa e do público geral que buscam por imagens da universidade.

-  -
- - -

- Miró Cult -

Embalada pela célebre frase do artista espanhol Joan Miró, "Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente", a formada em jornalismo Mariane Serafini, diretora de comunicação da Miró Cult, abraçou a causa sobre a cultura em Foz do Iguaçu. Em seu trabalho de conclusão de curso, pegou sua produtora e a transformou em um site especializado.

O site Miró Cult é resultado de uma pesquisa realizada com pessoas de 18 a 40 anos, a maioria acadêmicos ou já formados. E é uma explanação do projeto que está sendo realizado desde 2009 em conjunto com o escritor Luiz Henrique Dias e pelo produtor cultural Moa Ferreira.

No ano de seu lançamento, a Miró Cult contribuiu com a organização do ano da frança no Brasil e com a Mostra Nacional de Teatro de Foz do Iguaçu.

Na apresentação do TCC, que coincidiu com o lançamento do novo site, a jornalista Rossana Schimitz comentou sobre a proposta inovadora. "Essa semente irá espalhar cultura pela rede e pela comunidade". A socióloga Nara de Oliveira disse ainda que o TCC deve se tornar realidade por causa da fome de cultura que a sociedade tem. "Implantar um espaço cultural não é fácil, porém a comunidade precisa desse trabalho", disse. O site irá contar com material participativo, além de podcasts, agenda cultural, cinco editorias e página para divulgação de blogs e sites parceiros.

-  -

- - -

- Projeto Portinari -

O Pesquisador das áreas de engenharia de telecomunicações e de matemática, João Candido Portinari deixou a carreira acadêmica de lado há 35 anos, quando decidiu se dedicar integralmente a um projeto grandioso: localizar, digitalizar e catalogar as mais de 5 mil obras de seu pai, Candido Portinari (1903-1962), um dos principais artistas brasileiros. O Projeto Portinari conseguiu disponibilizar em forma digital praticamente toda a obra do artista. De acordo com João Candido, a iniciativa é uma forma de corrigir uma consequência perversa da importância e do reconhecimento da obra de seu pai: com a maior parte de seus quadros dispersa em coleções privadas de todo o mundo, o pintor que dedicou sua vida a retratar o povo tem sua obra inacessível ao público geral.

-  -
- - -

- Semeiosis -

A Semeiosis é uma revista digital, vinculada a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A Semeiosis pretende concretizar ideias e projetos, colocando em prática o processo de experimentação. As seções do veículo abrigam artigos, ensaios, reportagens, entrevistas, resenhas, notícias e agenda.

Os artigos, além de serem abordados em formato PDF, exploram os temas no contexto das linguagens digitais. Textos sonoros, de movimentos. Enfim, é possível fazer uma exploração da semiose, da linguagem em múltiplos aspectos. 

-  -

- - -

- Revista Faac -

Revista Faac é uma publicação eletrônica semestral e interdisciplinar, de acesso livre, vinculada à Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FAAC/UNESP).

A publicação divulgará estudos relevantes e inéditos, na forma de artigos, ensaios, resenhas e similares, nacionais e internacionais, contribuindo para o debate intelectual face à excelência acadêmica e cientifica de sua produção e diversidade temática, voltada prioritariamente à comunidade acadêmico-científica. Além disso, cada número apresentará um dossiê temático e espaço para resenhas de livros.

Sem prejuízo de acolhimento e difusão de contribuições de outros campos do conhecimento, suas áreas preferenciais são: arquitetura e urbanismo; artes e representação gráfica; desenho industrial; ciências humanas; comunicação social. 

-  -

-  -
- Página Inicial - - - Arte -



















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito