Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
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- ORGANIZAÇÃO do TRABALHO PEDAGÓGICO -

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- - INSTRUÇÕES - -

- - CALENDÁRIO ESCOLAR - -

- - REGIMENTO ESCOLAR - -

- - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - -


- INSTRUÇÕES -

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Instrução nº 07/10

Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.




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- CALENDÁRIO ESCOLAR -

O Calendário Escolar define o início e o término do ano letivo, férias e recessos escolares, feriados oficiais, semana de planejamento, de capacitação, semana cultural, garantindo o mínimo de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

- 2011 -


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- REGIMENTO ESCOLAR -

É o documento que normatiza a organização escolar de cada estabelecimento de ensino, regulamentando os propósitos e as intenções descritos no seu Projeto Político Pedagógico. Portanto, ele é o instrumento legal que regula e disciplina toda a organização didática-pedagógica e administrativa da escola.




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- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO -

É a construção coletiva da identidade da escola pública de qualidade que pressupõe um projeto de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania, fundamentado na democracia e na justiça social.

O Colégio Estadual Bartolomeu Mitre tem como objetivo principal formar uma sociedade humana, fraterna e crítica, com um aluno, participativo, responsável, compromissado e capaz de enfrentar as mais diversas situações do cotidiano. Buscamos, enquanto entidade educacional, sanar problemas que continuam levando grande número dos alunos à evasão e à reprovação.

A qualidade de ensino está sendo entendida não só como a possibilidade de fazer com que o aluno domine conhecimentos ao longo do tempo, mas, que também possa provocar transformações sociais.

Este projeto refere-se à tomada de posição quanto às linhas de ação, objeto de estudo para os envolvidos em nossa escola: direção, conselho escolar, equipe pedagógica, agentes educacionais, professores, alunos, pais e/ ou responsáveis e a comunidade em geral, com a intenção de refletir e construir a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

É político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária, ou seja, compromisso com a formação do aluno cidadão.

É Pedagógico, no sentido de definirmos as nossas ações educativas bem como, para cumprirmos os nossos propósitos e intenções.

Os encontros para estudo, debate e decisões foram situações que permitiram o reaprender a pensar e realizar o trabalho pedagógico de forma coerente em busca de autonomia e qualidade. O planejamento, as metas, os objetivos gerais e o ideal da escola, não são idéias impostas pela comunidade escolar, mas refletem o consenso entre diferentes vozes e anseios dos membros envolvidos.

Os princípios norteadores deste projeto em consonância com a LDB contribuem para a escola democrática que são: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Qualidade para todos; Gestão democrática, que abrange as dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras; Liberdade e valorização do magistério.

A transformação está sendo vista como uma mudança de mentalidade, com desenvolvimento de atitudes decididas e corajosas.




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