Organização do Trabalho Pedagógico Escolar
Disciplinas e Áreas
Celem
Biblioteca
Publicações Órgãos Colegiados da Escola Destaques da Educação Bartolomeu Notícias Espaço da Escola Espaço dos Educandos Concursos, Cursos e Eventos Boletim Escolar Matrículas e Resultados Informática, Tecnologias e Downloads Dicas de Trânsito Prestação de Contas Fale Conosco Mural de Recados Procuro você Utilidade Pública

Quantidade de Páginas visitadas





- HISTÓRIA -



Este espaço disponibiliza conteúdos práticos e material de pesquisa que podem colaborar para o aprendizado de História. Para ajudar na construção desta página, basta, enviar o material para o email do editor do site, contamos com a sua colaboração: alex-ornold@hotmail.com

- - -

- Fique Ligado -

- Brasil -

Atlas Didático da Bíblia -

- Grécia - - - Idade Média -

Conteúdos - - - Vídeos - - - Infográficos -

Dicas de Sites -



- Conteúdos -

- - -

- Como o Horário de Verão foi Criado -



- Che, o herói e o mito -



- 13 coisas estranhas que aconteceram em uma sexta-feira 13 -

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? -

- Quais são os maiores impérios da história? -

- 50 anos da Revolução Cubana -

-  -


- Infográficos -

- - -

- Fórum Social Mundial: 10 anos -

Infográfico com diversas informações sobre os 10 anos do Fórum Social Mundial (2001-2010).

-  -

-  -


- Dicas de Sites -

- - -

- London Lives -
 
A história não é feita apenas de heróis e grandes personalidades. Por isso, o site London lives – crime, poverty and social policy in the metropolis se dedica aos personagens menos retratados pela história oficial para mostrar a verdadeira Londres do século XVIII. O site apresenta milhares de documentos relativos aos “plebeus” da cidade. São registros criminais, ocorrências policiais, arquivos de instituições de caridade e de assistência aos pobres, registros médicos etc., datados de 1690-1800.

A ideia dos pesquisadores envolvidos na criação do site, das universidades de Sheffield e de Hertfordshire, é mostrar como viviam as pessoas comuns e pobres na primeira cidade do mundo a atingir 1 milhão de habitantes. No total, são 240 mil manuscritos e impressos conservados em oito arquivos londrinos, além de informações vindas de 15 bancos de dados de outros projetos. São mais de 3,3 milhões de registros individuais que revelam o papel desempenhado por cidadãos que não faziam parte das elites na evolução das práticas sociais da metrópole moderna.

-  -

- - -

- Revolução de 1924:  exposição virtual -

O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponiboliza a exposição virtual sobre a Revolução de 1924, também conhecida como “Revolta Paulista”, destinada principalmente a alunos do ensino médio.

A Revolução de 1924 é contada em nove “salas”, acompanhada de textos e ilustrações. Compõem a exposição textos explicativos sobre o período, conjuntos documentais de processos criminais instaurados após o movimento e cartas dos líderes do movimento, além de jornais e revistas da época.
Antecedentes, motivos do envolvimento da cidade de São Paulo, consequências para a cidade e outras questões importantes do movimento ainda pouco conhecido pela população são expostos nas páginas do site.

Além do material informativo, professores e alunos têm acesso a 11 atividades pedagógicas para trabalho em sala de aula, preparadas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

-  -

- - -

- Revista de História -

Fundada em 1950, pelo professor Eurípedes Simões de Paula, a Revista de História (RH) é um dos mais antigos periódicos acadêmicos do Brasil especializado nessa disciplina. Publicada pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DH/FFLCH/USP), sua missão é divulgar artigos em português e espanhol, originais inéditos ou traduzidos, resenhas e edições críticas de fontes na área de História e afins. Seu principal objetivo é contribuir para o debate acadêmico nessa área e nas Ciências Humanas em geral, além de servir como meio de divulgação da produção acadêmica a um público mais amplo.

http://revhistoria.usp.br/

- - -

- Conflicthistory -

O site Conflicthistory apresenta as guerras através de uma mapa interativo que aponta a região geográfica de cada conflito, as datas e um pequeno resumo, além da linha do tempo onde se pode escolher o período a ser observado. Um recurso a mais para as aulas de História e de Inglês.

www.conflicthistory.com

-  -


- Página Inicial - - - Disciplinas -


 

 


















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito